ANIMAÇÃO E MÚSICA: 5 clipes inesquecíveis que marcaram gerações
Ao longo dos anos, diversos clipes animados provaram que a arte da animação não apenas enriquece as produções musicais, mas também cria narrativas únicas que nos marcam. Hoje trouxemos 5 videoclipes com animações indispensáveis para você relembrar, ou conhecer, confira abaixo!
1. Breaking the Habit – Linkin Park
Lançado em 2009, este clipe é inteiramente animado e traz uma estética marcante que combina perfeitamente com a intensidade da música. Com takes que misturam hachura e estética de quadrinhos e anime, o clipe reforça a letra da música, gerando um clima que se destaca entre os outros clipes da banda.
2. Gorillaz
Falar de videoclipes animados sem mencionar o Gorillaz é quase um crime, já que se trata de uma banda composta praticamente por personagens animados. Criada em 1998 por Damon Albarn (vocalista do Blur) e Jamie Hewlett (cartunista de Tank Girl), a banda virtual britânica é formada por 2-D, Murdoc, Noodle e Russel. Seus clipes usam a animação de forma primorosa e marcante, compondo uma parte importante da identidade visual da banda.
3. Take On Me – A-ha
Esse clássico de 1985 continua encantando gerações, não somente pelas inserções animadas, mas também como um candidato a melhor clipe da história. No videoclipe, um piloto de corrida de um mundo em preto e branco atravessa dimensões para encontrar sua amada no mundo real, levando-a para sua realidade animada. O clipe utiliza a técnica de rotoscopia, onde cada frame de uma gravação live-action é redesenhado à mão, criando um efeito visual impressionante.
4. Na Sua Estante – Pitty
Não poderia faltar um exemplo brasileiro, e esse deixou muitos com o coração partido vendo o clipe repetidas vezes na Mtv. Lançado em 2005, este clipe é atemporal, a animação explora o tema de desilusões amorosas de forma poética e emocional, fazendo o telespectador sentir a dor do pobre homem-de-lata do clipe.
5. Empty Spaces – Pink Floyd
Um exemplo perfeito de como animação pode intensificar a experiência musical. Esse clipe pode passar batido por alguns, mas é indispensável nessa lista, a animação surrealista apresenta transformações fluidas que acompanham a música de forma hipnotizante. Outro destaque da banda é Another Brick in the Wall, Part Two, que usa animação para reforçar a crítica social da música.

Comentários
Enviar um comentário